Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Encceja 2017 – Aberta as inscrições a partir de hoje, 04


O Ensino Médio está passando por uma série de reformulações em todo o Brasil. Entre as mudanças que impactam de forma direta grande parte da sociedade, está a mudança nas regras da obtenção do Certificado de Ensino Médio. Uma das melhores opções voltará a ser o Encceja 2017.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixará de fazer parte da lista de testes que garantem o certificado. A partir de 2017, os Enem não vale mais como certificado de conclusão do Ensino Médio. Mas ainda existem algumas opções para quem pretende garantir este nível de educação formal.
Vamos falar um pouco sobre um dos principais exames de nível nacional: o Encceja.

Encceja 2017
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame totalmente gratuito de participação voluntária que oferece aos jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior a oportunidades de finalizar os estudos.
O Encceja é, em suma, um exame que deve verificar as habilidades, competências e saberes obtidos através do processo de escolarização – ou em processos formativos. Isto é, a função dos teste é, também, verificar o desenvolvimento dos candidatos em âmbitos diferentes, como foi sua educação formal em ambiente familiar, no trabalho e em diferentes organizações da sociedade.

Encceja Resultado
Encceja resultado é capaz de certificar todos os interessados em garantir um certificado de conclusão de Ensino Médio, assim como interessados em certificado de Ensino Fundamental.

Exame Nacional de Ensino Médio, entre 2009 e 2017, era o exame responsável pela certificação de ensino médio. O Encceja, nesse período, ficou responsável apenas por certificação de ensino fundamental no Brasil – no exterior ainda era possível usar o testa para ambos os níveis.
Com as recentes mudanças do Novo Enem 2017, o Encceja volta a ser uma das principais maneiras de garantir ambos os certificados – variando sempre de acordo com as regras de cada região específica que aplica os exames.

Encceja Inscrição
Ninguém é obrigado a fazer a Encceja Inscrição. Ela é voluntária e totalmente gratuita e os exames são voltados para todos jovens e adultos que residem no Brasil ou no exterior e que, dentro da idade própria, não terminaram seus estudos.

Existem alguns pré-requisitos para fazer a inscrição no Encceja. É necessário, por exemplo, ter idade mínima de 15 anos – na data da realização das provas – para garantir certificação de nível Fundamental. Essa idade aumenta para 18 anos quando falamos da conclusão do Ensino Médio para quem mora no exterior.

Encceja 2017 Inscrições Brasil: 
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18 de agosto.
Encceja 2017 Inscrições Exterior: Inscrições gratuitas, de 3 a 17 de julho.
  
Regras e Cronograma Encceja 2017
– Prova do Encceja 2017 Brasil: A prova será aplicada no dia 22 de outubro, nos períodos da manhã e tarde.

– Prova do Encceja 2017 Exterior:
A prova será aplicada no dia 10 de setembro.

Locais de prova no Exterior: New York e Boston (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Caiena (Guiana Francesa), Lisboa (Portugal), Londres (Reino Unido), Amsterdã (Holanda), Madri (Espanha), Paris (França), Ota, Nagóia e Hamamatsu (Japão), Genebra (Suíça).

– Inscrições Encceja 2017 Brasil: As inscrições gratuitas vão acontecer entre os dias 7 e 18 de agosto.

– Inscrições Encceja 2017 Exterior: As inscrições gratuitas aconteceram do dia 3 a 17 de julho.

– Quem poderá fazer a Prova do Encceja: para fazer a prova do Encceja de nível fundamental, os interessados devem ter a idade minima exigida de 15 anos. Já os participantes do nível médio precisam ter a idade minima de 18 anos.

– Como será a prova Encceja: As provas do Encceja 2017 serão compostas por 30 itens de múltipla escolha e para obter o certificado Encceja o participante deve acertar pelo menos 50% das alternativas em cada área, inclusive na redação. No total, serão 120 questões e mais a redação.

– O que vai cair na prova do Encceja em 2017: O Inep informou que a prova terá as mesmas referências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O edital do Encceja 2017 com todos os detalhes está disponível através do endereço: http://bit.ly/edital-encceja-2017


Dúvidas Encceja
Com as mudanças já citadas, surgem diversas dúvidas sobre o Encceja. Entre elas estão questionamentos sobre quem poderá fazer o exame e quais são os prazos específicos ou locais de realização das provas.

Importante: a principal dúvida é relacionada a necessidade de fazer a prova de Ensino Fundamental para depois fazer o exame pensando no Ensino Médio. Todos os interessados em garantir o certificado Ensino Médio – desde que já tenham 18 anos – podem fazer apenas a prova relacionada a esta etapa.

Isto é, quem pretende eliminar o Ensino Médio e ainda não possui o Fundamental pode estudar e preparar-se apenas para a prova da última etapa. O certificado de Ensino Médio possui integrado a ele a certificação de Ensino Fundamental.

Selecionamos as principais dúvidas e informações sobre o Exame. São questões sobre o cronograma que acontecem com frequência, assim como questionamentos sobre como funcionará a prova.
Esclareça as suas dúvidas sobre o Encceja 2017.

Inep Encceja
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é quem possui maiores informações sobre os exames. O Inep Encceja possui uma variação de disciplinas que são solicitadas nos exames.

Para o certificado de Ensino Fundamental as provas são estruturadas com as matérias:
Ciências Naturais;
Matemática;
História e Geografia;
Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e uma proposta de redação.
Já para o certificado de Ensino Médio as provas são com base em:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Todas essas áreas do conhecimento do Encceja foram escolhidas a partir do currículo da Base Nacional Comum – seguindo de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Essas disciplinas podem sofrer mudanças no Encceja 2017.
A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado Declaração de Proficiência) são de total responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação – que possuem apoio do Inep quando assinam o Termo de Adesão ao Encceja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário