Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Uern disputa com dez instituições a concessão para FM educativa

O edital de seleção para novas FMs educativas em 87 cidades brasileiras teve uma média recorde de entidades inscritas por município. Ao todo, o Ministério das Comunicações recebeu 457 pedidos de outorgas para operar as emissoras, o que significa uma média de 5,2 solicitações por município.
Para a FM educativa em Mossoró, onze entidades se habilitaram para a seleção, incluindo a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Uern). Também estão na disputa por esta concessão instituições de outros estados do Nordeste, como Ceará e Bahia.
A relação completa dos concorrentes está disponível no portal do Ministério das Comunicações. O edital, lançado em outubro do ano passado, é o primeiro do Plano Nacional de Outorgas de Radiodifusão Educativa 2015-2016. A seleção vai conceder outorgas de FMs educativas para 87 municípios de todos os estados do Brasil.
O coordenador-geral de Avaliação de Outorgas do MC, Octavio Pieranti, avalia que o grande número de interessados está relacionado com o processo atual de expansão das entidades que querem ter sua própria emissora. Além disso, ele aponta que a seleção foi destinada exclusivamente para rádio FM, que requer menos investimentos.
Segundo o coordenador, outros fatores que atraíram um número expressivo de inscritos foram as ações de capacitação realizadas pelo Ministério das Comunicações em vários estados para orientar as entidades interessadas sobre o processo seletivo. Também havia uma demanda reprimida por rádios educativas, já que a última seleção lançada pelo MC foi em 2012.
Créditos: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário